Monday, October 16, 2006

The Guardian



Boas,

Carissimos aproveitando a maré cinematográfica, e uma vez que o filme em questão até aborda com enorme precisão a questão das marés , venho brindar-vos com este pequeno briefing acerca do filme The Guardian.
Pois bem, não fugindo ao apanágio das suas ultimas aparições de longa metragem , Kevin Costner volta a molhar os pés, ao interpretar o papel de Hiper-Mega-Super condecorado nadador salvador da Guarda Costeira Norte-Americana ( Sargento Ben Randall ) , que após uma dramatica perda de toda a sua equipa de salvamento durante uma operação de resgate, é recambiado para ensinar , na "A" School , um programa de treino de elite para os nadadores salvadores da Guarda Costeira. Portanto, o homem através de um programa de treino sui generis ( liiiiiiiiiiiiiiiigeiramente afastado da corrente pedagógica adoptada pela escola ) vai mostrar aquele turmalho de rapazes e raparigas o verdadeiro significado dos termos : sacrificio e heroismo ( existem certas passagens no filme com alusões a milagres, mas acho que por aquelas bandas ninguem chegou a ver a Virgem Maria ). Para dar um pouco mais de ritmo à coisa pelo meio o Sargento Randall encontra no meio da cambada , um chavalo armado aos cucos " ai sou muita bom " ; " olhem para mim a bater recordes " ; " fui campeao de natação " chamado Jake Fischer ( interpretado pelo actor Ashton Kutcher ) . Na verdade o puto até era o melhorzito deles todos mas tinha de ser moldado e alertado para o verdadeiro significado das missões de salvamento, é ai que o "John Cena" ( Kevin Costner ) dos mares entra e trata de dar umas valentes coças ao pirralho, e eles até que vieram a dar-se tão bem que concluido o curso foram os dois trabalhar juntos para Sintra no desenvolvimento de Agricultura Biológica, sendo o primeiro caso em Portugal de um casal de homossexuais Agricultores .... ?!?!?!? .... ok ... wrong movie. :P
Onde ia ?? certo, concluido o curso Jake é destacado para ingressar o contingente da Guarda Costeira sitiado na cidade de Kodiak, Alasca ( porventura onde o Sargento Ben exercia a sua actividade como nadador salvador e para onde tambem regressou para reintegrar o mesmo agrupamento e fazer parelha ( como veem aqui uma alusão tb à salsa , trabalho de parejas ) com o jovem rookie , carinhosamente apelidado entre os companheiros de "lancha", Jake. Daqui em diante é sempre a muita água a entrar , salvo um pormenor que me deixou particularmente intrigado no final do filme ( que tambem é realçado logo na abertura do mesmo ) que insinuava a existencia de um ser mitico subaquatico que auxiliava os náufragos no mar até estes serem resgatados por elementos da Guarda Costeira. Em suma , o filme é agradável e até nos alerta para a realidade do quotidiano de um nadador salvador da Guarda Costeira Norte-Americana, e invariavelmente uma mensagem de realce ao espirito de sacrificio , aos feitos heroicos destes homens.

Se sentirem curiosidade espreitem um cinema perto de vós

Saudações,

SteVe BazooKa

No comments: