Thursday, November 15, 2007

Alguém viu?

Ai ai (desabafo)
Eu gostava de saber se algum dos nossos colegas viu o congresso de LX ou filmagens.
Pergunto eu isto porque (e ao fim de algum tempo) como já foi falado antes, parece-me que o nível está a descer, mas atenção, não posso falar do que vi, mas do que ouvi ainda antes dele.
Custa-me que este nosso congresso, que poderia equiparar-se a tantos outros por essa Europa fora, não esteja empenhado em ter os melhores, ou pelo menos tentar.
Custa (segundo ouvi) que se aparecer um grupo de graça tem grandes hipóteses de ficar e actuar, ou até pagar para actuar.
Custa-me saber que há por aí muitas pessoas que nem sabem os tempos (parecem o TGV, é sempre a eito) das musicas e que vão actuar num congresso (é o que me irrita mais).
Custa-me ver que há pessoas a dançar nos espaços públicos que ainda não conhecem os tempos da música, não falos de pessoas que não saibam dançar, ou que ainda são iniciados ou mesmo intermédios, mas sim de pessoas, supostamente avançadas, que pelos vistos deviam andar era para trás, para reaprender.
São essas pessoas que, para quem não sabe ou, sabe pouco, ficam o centro das atenções pois há quem queira ser assim e dançar bem, e talvez vão gastar tempo e dinheiro a aprender, mas aprender com quem? Com quem sabe exibir-se mas não sabe dançar? Com quem parece um bailarino mas afinal pouco mais que os outros é?
Chateia-me sinceramente que isto aconteça.
Eu sei que anda o pessoal nas casas de salsa sempre a observar, tanto o conteúdo, como a dança, como as diferenças que se encontram de escola para escola, os ritmos, os tempos, e também nós gostamos de interagir, mas também quando se começa a perceber da coisa, aí começamos a notar os erros e as virtudes dos outros, eu pelo menos já ando nisto há uns anos e sempre vou errar, agora depois de chegar a um nível, não acho normal errar-se tanto, mas enfim.
Eu (e falo por mim) vejo sempre alguém a observar outros, inclusive a mim, mas como não estou nem aí para isso não me afecta muito, agora se me engano ou faço um passo mal, não me chateia de todo que me venham dizer que fiz isto ou aquilo mal, pois até é uma forma de começar a falar com alguém.
Eu tenho tido sempre paciência para dançar com as meninas que não percebem ou percebem pouco, eu que não tenho feitio para ensinar ando de vez em quando a dizer como se faz, mas também não posso ouvir quem não entende a corrigir-me se não o está a fazer certo.
Bem, acho que já me alonguei de mais.
Vou tentar fazer os meus trabalhos de casa e ver se também eu consigo participar mais activamente aqui com a malta.
Fiquem bem e um grande bem haja.
Jorge

1 comment:

Unknown said...

Como já desabafei aqui antes amigo creio que é preciso relaxarmos um pouco o espírito crítico e aproveitar é o que aprendemos para nos divertirmos. Já estive como estás agora mas deixei de me preocupar pq acho que sempre haverá trapaçeiros, candidatos a estrela, etc... Não serei eu a criticá-los nem a louvá-los. Como dizia o coiote a fazer de morto com os abutres a sobrevoar: Deixa-os pousar....

Qt ao congresso não vi mas há uma coisa que aprecio que é a possibilidade dada a grupos mais desconhecidos nacionais de participarem mesmo que tenham exibições menos conseguidas não interessa. Há que começar em algum lado. Qt ao facto de não serem pagos não posso falar de algo de que apenas ouvi rumores... Organizar um congresso é de facto mt custoso e complicado mas veja-se o sucesso do Salsorro em poucos anos. Acho que podemos evoluir nesse sentido mas apenas qd tivermos união entre as escolas em PT para trabalharem em conjunto e infelizmente isso não se vê... Podíamos ter um excelente congresso se todos coordenassem esforços. Mas isto é apenas a minha opinião e vale de pouco ;-)

Abração!!