Thursday, October 25, 2007

Opinião em jeito de desabafo...

Oi pessoal,

Não tenho como hábito escrever artigos de opinião sobre o estado da salsa em Portugal pois não acho que seja o propósito deste blog. Para isso temos os foruns que existem já em quantidade por cá e que servem de meio de comunicação entre a comunidade salseira.

No entanto decidi escrever algo sobre este tema de que muito se anda a falar ultimamente e devo dizer que isto é simplesmente a minha opinião e de nada vale mas vou dá-la na mesma.

Sendo natural do Porto mas residente em Lisboa posso dizer que tenho um overview de dois dos maiores pólos da salsa em PT. E devo dizer que em ambos os sítios a salsa está com um nível razoável (ao contrário do que muitos dizem) tendo em conta o pouco tempo que o fenómeno tem em Portugal e a falta de tradições salseiras por cá. Cada região evoluiu de uma forma diferente mas têm ambas níveis bastante similares, sim não temos de ser clubistas e andar a criticar Lx ou o Porto por isto ou por aquilo. Creio que se houvesse mais união e menos crítica gratuita se calhar a evolução dar-se-ia de forma mais rápida e estável.

É claro que há pessoas melhores e piores seja a dançar, seja a dár aulas. Mas quem é creditado para decidir isto? Se o senhor Eddie Torres chegasse a PT e começasse a dizer que este ou aquele eram maus professores aí eu aceitava de bom grado pois ele sim pode falar de método pois foi ele que o inventou. No entanto a salsa é fundamentalmente um fenómeno com génese na rua e como tal tem uma natureza "desordenada" por isso é dificil definir métodos mais ou menos adequados de ensinar ou de dançar. É claro que dançar no ritmo torna-se muito mais agradável de vêr numa pista de dança mas (e aqui critico-me a mim próprio tb) não devemos andar a criticar as pessoas que dançam fora dele se elas não pretendem nada mais que um momento de relax a dançar da forma que acham mais conveniente uma dança apaixonante como é a salsa. Cerca de 70 a 80% das pessoas que vejo na salsa apenas querem um escape temporário do dia-a-dia. Devem ser pressionadas a seguir mais regras? Claro que não.

Não estou a querer dizer que não deve haver espaço para pessoas com pretensões a algo mais, a serem bailarinos, ou professores ou porque não nenhum dos dois mas que querem fazer alguns trabalhos em palco por forma a sentirem por momentos o que os grandes bailarinos sentem.

A nossa comunidade salseira é muito pequena para estarmos com críticas não construtivas uns aos outros. Acredito que até ligações como aquela que está em génese no norte com o pessoal da Galiza podem ser extremamente frutíferas para a evolução da salsa em PT.

Gostava muito de vêr sempre pistas cheias de pessoal a dançar todo no ritmo e com styling e técnica mas isso é uma ilusão. Em todo o lado há as pessoas relax como defini anteriormente e há a outra percentagem mais reduzida de pessoas em busca de aperfeiçoamento. Mas se me dessem a escolher preferia 100% de pessoas relax desde que não houvesse pessoal nas laterais das pistas a criticar este porque é "cromo", ou porque dá "show-off" e tá sempre a exibir-se, ou porque não dança no tempo, etc,etc,etc... Apreciem a salsa pelo prazer que vos dá e não pelo nível que vocês ou outros atingiram.

Peço desculpa pelo desabafo extenso mas precisava tirar este peso das costas e assim já sabem que eu não sou nem o gajo do norte nem o gajo de Lx, sou o gajo de PT que adora dançar e de vez em quando troca os "bês pelos vês" e diz "anda aqui prá minha beira" mas que vê valor em todas as regiões salseiras de Portugal e mais comunidades salseiras houvesse para crescermos em conjunto.

Abração a todos!!!

No comments: