Friday, June 30, 2006
É preciso bêr, bêr!!
Abração a todos!!
Thursday, June 29, 2006
DVD a não perder!!!!
http://video.google.com/googleplayer.swf?docId=3689560270595414198
What Is Rally About - Climb Dance - Peugeot 405 T16 - Pikes Peak - Ari Vatanen
http://video.google.com/googleplayer.swf?docId=-6604540639943123451
História da dança!!
Brutal!!!
Abração a todos!!
Wednesday, June 28, 2006
Freestyle Progression
Leva-nos a ter esperança no futuro ;-)
Abração a todos!!
Tuesday, June 27, 2006
Andanças

LOCAL: São Pedro do Sul, aldeia de Carvalhais (mapa)
DATA: Primeira semana de Agosto
Meio da manhã e Tarde: Oficinas de Dança, Actividades paralelas
Fim de Tarde: Aulas de Meditação e Relaxamento
Princípio da noite: Concertos na Capela, histórias e canções para crianças e cantigas à fogueira, Espectáculos.
Noite: Bailes e Fogueira de Histórias.
Preços de 2005 (servem de referência, pq ainda não estão definidos os preços p/este ano):
- semana toda: 90 euros
- 3 dias: 55 euros
- 1 dia: 23 euros
- 1 noite: 6 euros
Animal Rulezzz!!
Para alguns compreenderem as minhas valentes pancas mentais é só terem em conta que o meu marreta favorito é o Animal.
Abração a todos!!
U can't stop the music
Há aqui um gajo que me parece um cantor de merengue que a gente conhece, já percebi onde ele foi buscar os moves ;-)
Grandes Malukos!!
Abração a todos!!
Monday, June 26, 2006
Fab9 reborn!!

Gostava antes de tudo de explicar que os FAB9 não são apenas nove pessoas, eu considero que os FAB9 são um grupo de amigos bem maior que se uniu pelo gosto pela dança e que aqui não há líderes nem seguidores e todos tem o seu papel dentro do grupo. Não temos objectivos de promoção de ninguém muito menos de criticar ninguém, queremos apenas contar as nossas aventuras e partilhar experiências.
Por isso volto a frisar que o que inicialmente era um grupo de apenas 9 pessoas tornou-se algo maior e com mais pessoas excelentes a dar o seu contributo para o grupo. Não vou aqui dizer nomes mas vocês sabem quem são ;-)
Um abração a todos e obrigado por formarem um círculo de amigos tão fixe do qual eu me orgulho fazer parte!!
Tuesday, June 20, 2006
Ainda Madrid, Simposalsa...

Olá a todos
Estes dois qualquer dia ainda dizem que ando atrás deles, mas eu juro que são eles que continuam a aparecer nos sites onde vou. Eu juro! Eu juro! Não tenho a culpa de que apareçam em tudo o que é lado e que toda a gente lhes queira e tire fotos.
Ou muito me engano, ou havia alguns de nós ali por perto. ;)
Abreijos
Pedro
Noddy
Aqui vai uma nova versão :DDDDDDDDDDD
(cuidado: contém linguagem possivelmente ofensiva!!!)
Senão ouçam:
Retirado a pedido do pessoal que já tava a tripar com a cena do Noddy!!
Monday, June 19, 2006
Arranjei cá um 31!!!


Olá a todos,
A frase do dia de ontem foi..."Arranjaste cá um 31!!" (Cláudia)
A verdade é que foi um 31 muito bem passado, e parafraseando, muito bem arranjadinho. A vossa presença ontem foi muito importante para tornar o dia ainda mais especial. E é bom saber que se pode contar com amigos assim nas nossas vidas e nos dias especiais. Por isso um obrigado a Nuno&Vanda, Inês, Guima&Ana, Pedro&Cláudia, Sofia&Jorge, Ida&Inês, Elói&Silvia, AnaJoão&Márcio, Rosa, Carlos&Alice, Ricardo&Salomé, à Joaninha, Ana Margarida(cunhadinha). Um obrigado igualmente especial a algumas das pessoas que não puderam estar presentes por outros compromissos, casos do nosso Paulo "Pardalito", do Igor, da minha "maninha" Célia e da Inêzita (JD) e Gonçalo.
E um obrigado muitissímo especial á minha princesa, ao meu amor...Luisa Custódio (pois sem ela nada teria certamente sido possivel)
É um 31 para recordar para sempre.
Abreijos a todos
Pedro
p.s. estas são apenas duas das prendas que já ganhei. Muito obrigado também por isso!
p.s.2 vocês sabiam que em baixa resolução aquele cartonito dá para tirar mais de 6000!!! fotografias?! Impressionante não é? Lindo, lindo. E este fim-de-semana já vai dar muito jeito. ;)
Friday, June 09, 2006
Bora a Madrid?!


Hoje quando abri o meu mail, tinha um único por abrir e dizia "CONVITE". Depois de ver que tinha sido enviado pelo Félix (oganizador do Simposalsa) abri logo. Então não é que o sr me convidou para irmos ver os JD a Madrid. :D Cheira-me que houve outras nove fabulosas pessoas a receber o mesmo. ;)
Temos sempre onde dormir. É que é só falar com a Nuria e já está. LOL
Abreijos
Pedro
Thursday, June 08, 2006
História da Rumba
Cá vai
RUMBA AFRO-CUBANA
ORIGEM
Teve sua origem com a chegada de tribos africanas trazidas a Cuba pelos Espanhóis, mais precisamente na região de Quimbundo, Crioulla e Guiné. As danças dessas regiões eram inspiradas nos movimentos de animais (galo), Orixás (Xangô) e em situações do quotidiano.
Tais danças agrupavam uma exagerada combinação de movimentos do corpo em detrimento dos pés. A melodia era considerada menos importante do que o complexo cruzamento de ritmos produzidos pela percussão dos mais variados objectos do dia-a-dia.
CUBA
Os negros que chegaram a Cuba traziam para essa terra sua própria cultura que, ao invés de ser liberta, se tornou escondida durante anos por causa da escravidão. Com a abolição da escravatura em Cuba em 1886, os negros escravos que não puderam permanecer no campo não possuíam terras para a agricultura e estavam debilitados economicamente mudaram-se para a periferia das pequenas aldeias e cidades. Ali misturavam-se distintas tribos africanas com os brancos assalariados que trabalhavam nos pequenos negócios da cidade. Neste contexto, surgiu a festa colectiva e profana chamada rumba (fiesta), com tal impacto que a palavra rumbeiro se utiliza para designar uma pessoa festeira, e rumbear, a actividade festiva intensa, tanto em Cuba como em todo Caribe.
Devido à pobreza extrema dos grupos sociais que viviam na periferia da cidade, os instrumentos utilizados na rumba foram mesmo os móveis e utensílios da casa e do trabalho diário; em pouco tempo, passou-se a utilizar as caixas usadas na importação do bacalhau (fonte de renda nacional na época) pela sua boa madeira. Tais caixas foram a inspiração para o modelo hoje utilizado chamado "cajón". Inicialmente, a forma primitiva de dançar dos escravos escandalizou os brancos nativos, criando assim um processo de refinamento que durou anos.
RUMBA (DANÇA E MÚSICA)
A rumba possui quatro estilos, a saber:
• La Columbia
Rumba rápida que dança um homem só. Consiste em movimentos acrobáticos e compulsivos tirado das danças íremes ou diabinho cubano, o qual desafia com seus passos, assim como na Bomba porto-riquenha. Sua origem vem dos povos do interior num antigo matadouro chamado Columbia. Cultiva-se em Cuba, porém não ocorre no resto do Caribe.
• El Guaguancó
O estilo mais importante da rumba, caracterizado por descrever em seu canto um sucesso social ou um personagem do povo. Sua dança diferencia-se por um jogo de atracção e repulsão entre o casal. O homem trata de "vacunar" (ou conquistar) a mulher com gestos pélvicos possessivos, enquanto ela se cobre para evitar ser "vacunada" (conquistada).
• El Yambú
Rumba lenta onde os dançarinos fazem gestos próprios ao mesmo tempo; não se fazem gestos pélvicos possessivos, de conquista. No canto, se intercala a frase "em El yambú no se vacuna" (no yambú não se conquista) para distinguir a forma em que se deve dançar; hoje em dia somente é cultivada por grupos de dança profissionais de Cuba.
• La Conga
Estilo dançado principalmente em período de festas carnavalescas. Os dançarinos dançam pelas ruas de costas para o par, fazendo movimentos circulares e repetidos, sem muita variação de passos, vestidos como personagens.
A dança popular afro-cubana denominada rumba, na forma actual, guarda muito das figuras da velha história da mulher tentando dominar o homem usando seu charme feminino. Durante a dança, coreografada ou não, existirá sempre um elemento de provocação e fuga, que exiba e que desafie o homem seduzido e rejeitado. Os movimentos sensuais e eróticos da mulher serão respondidos pelo homem expressados através de seus movimentos; este, por sua vez, cria em seu redor a lúdica imagem do amante cubano, que lembra muito a figura do Malandro Brasileiro. No meio de tudo isso, seu desejo por ela e suas tentativas de provar sua masculinidade através do domínio físico nem sempre têm êxito.
Nos EUA, nasceu a rumba quadrada (1930-40) introduzida por bailarinos e imigrantes cubanos que também criaram, no mesmo período, o filho mais famoso da rumba, a salsa.
Monsieur Pierre e Doris Lavelle introduziram a verdadeira rumba cubana nos EUA (Nova York) e na Europa (Londres), mas só foi aceita com muito argumento no ano de 1955, tendo sua versão oficialmente reconhecida.
Como podem inferir pelo texto, o que os bailarinos dançam no segundo filme do post anterior e o que nos trazem os Tropical Gem é uma demonstração de "El guaguancó" em que tentam vacunar as companheiras e elas se defendem de forma brilhante. Já o primeiro filme do post anterior mostra-nos uma demonstração a solo que poderá ser classificada como "La Columbia".
Abração para todos!!
Se formo la rumba!!

Este é Felix Torres. E quem é este bailarino? Passo a citar uma pequena nota em inglês sobre quem é este jovem. :)
"Felix Torres graduated from Narcizo Medina Dance Academy (Academia de Baile de Narcizo Medina) in Cuba as a professional dancer. Has worked as a performer and a solo dancer in the famous Conjunto Folklorico Nacional de Cuba in Havana. Conjunto Folklorico Nacional de Cuba specializes in Cuban folklore and popular dances. Felix has continuated his dance studies in El ISA, where he will gratuade as a dance teacher."
Depois disto só vos posso dizer que é um prazer ver uma das mais profundas raizes da música tradicional cubana, at it's best. Isto é dança no seu estado mais puro, pelo menos para mim.
Abreijos
Pedro
Se formo, se formo, se formo la rumba buena!!
Rumba Afro Cubana
Mais uma pérola encontrada quase por acaso no google video. Uma preciosidade que vai de encontro aos gostos de um dos nossos grandes amigos. Igor esta é para ti :) (sei que não é o melhor dos TGem mas o gaijo até é decente, lol)
Abreijos
Pedro
Wednesday, June 07, 2006
Ladies and Gentlemen....N&V!!

Olá a todos,
Isto é só "supresas". A malta anda muito descansadinha a ver umas páginas de internet e depara-se com isto...:) Ainda dizem que a internet é mundo. Qual quê? Eu diria que é uma aldeia e bem pequena por sinal.
Ora vejam lá o que eu fui desencantar algures...Reconhecem?!! LOL
Abreijos
Pedro
http://www.youtube.com/watch?v=TzXZmQ9pYmc&eurl=
Tuesday, June 06, 2006
Bem pensado, xim xenhor!!

Oi,
Ao ver uma notícia num site sobre a intenção do parlamento europeu em passar a cobrar um imposto por cada SMS enviada, deparei-me com um comentário a essa mesma notícia de um jovem cibernauta, acutilante e bastante divertido. De tal forma que ele aproveita e faz uma quantas propostas de novos impostos, ao nosso 1º, Socas. Aqui estão as ideias do moço.
"Já agora, ó socas, cria impostos para:
- Uso de meia branca com sapatinho escuro (cem a mil euros)
- Bigode à futebolista dos anos oitenta (duzentos a 2000 euros)
- Coçar os genitais em público (150 a 1500 euros)
- Utilização do colete reflector nas costas do banco do condutor (120 a 1200 euros)
- Passear de fato de treino por centros comerciais ao fim de semana (quatrocentos a 4000 euros)
- Raparigas com excesso de peso envergando roupa apertadíssima (130 a 1300 euros)
- Uso de óculos de sol em discotecas e restaurantes (quinhentos a 5000 euros)
- Utilização das expressões prontos, portantos, vistes, fizestes, stander de automóves etc... ( 140 a 1400 euros)
- Uso de sandália com peúga (trezentos a 3000 euros)
- Mastigar de boca aberta ou sorver líquidos (130 a 1300 euros)"
Vale a pena pensar nisto :)
Abreijos
Pedro
The Dancing Suit

Há decididamente pessoas que das duas uma, ou não têm nada mais interessante para fazer e inventam coisas do arco da velha ou têm umas cabecinhas pensadoras bastante originais. É o caso deste jovem amante de música, dança e engenharia. Vai daí lembrou-se (vá-se lá saber porquê) de inventar o "The Dancing Suit" que é um fato com o qual se faz música com os movimentos corporais. Original, no mínimo.
Imaginem os nosso amigos N&V com umas fatiotas destas e em que os sons fossem de bongós, Tumbao, trompete, claves e por ai fora. Que música sairia dali.
Mas enquanto isso não é possivel, nós podemos experimentar no site deste sr. enginheiro com queda prá música e dança. Vejam também nos downloads, a exibição dele num programa de tv.
Abreijos
Pedro
Friday, June 02, 2006
Batanga!

Olá a todos,
Todos nós somos amantes de salsa, maioritariamente para dançar, mas também gostamos de ouvir, por exemplo enquanto estamos a trabalhar. Imaginem o seguinte cenário, um individuo com uma profissão por exemplo, comissário de bordo. :) Agora imaginem que o rapaz está num país longínquo como o Burkina Faso e está á espera de boleia para Kinshasa, mesmo que faça escala no Burundi e a única coisa que tem consigo é o portátil com internet via 3G. Ora de repente dá-lhe vontade de dançar ou pelo menos ouvir uma salsa ou um son, danzon ou um reggaeton ou mesmo um nostálgico tango e olha de repente á sua volta e não vê um rádio, nem mesmo daqueles de pôr ao pescoço. O que é que esse comissário pode fazer (isto partindo do principio que se esqueceu do leitor de mp3 em casa e que o computador é novo e não tem uma músiquinha que seja lá dentro) ?
Ora ele pode fazer o mesmo que vocês, sempre que vos der o mesmo ímpeto. Abrem uma página de net e escrevem www.batanga.com e voilá, rádio por internet inteiramente dedicada a música latina. Muito bom. Vão lá dar uma espreitadela,vá que eu espero...mas sentado! :)
Abreijos
Pedro
Nota: As personagens e acontecimentos descritos não se baseiam em factos reais, mas podiam bem ser! :D No entanto são fruto da minha conturbada mente! :D
Thursday, June 01, 2006
Vivó Santo António!!!!

Olá a todos,
Alguns de nós estaremos na Invicta na noite de S. João, e provavelmente levaremos com alho porro na mona e marteladas até não podermos mais. Mas também é verdade que por cá temos o Santo António, que não tem esse ritual macabro de andar à cachaporra nas cabeças alheias, mas temos a bela da sardinha assada com pimentos. Ora isto seria, digo eu, um bom pretexto para mais um encontro do Grupo de Forcados Amadores da JD (para quem não sabe, é a mesma coisa que os FAB9 ). Uma noite de sardinhadas. Eu até arranjei um manjerico para fazermos umas quadras catitas. Dois exemplos inventados por mim.
Agora é só vocês puxarem pela vossa inspiração e talento e fazerem também umas quadras de santo antónio como estas. Ora vejam lá
Abreijos
Pedro