Thursday, June 08, 2006

História da Rumba

Inspirando-me no post do nosso erudito da salsa que mais uma vez encontrou um excelente conjunto de vídeos e no facto de eu ser um apaixonado pelos ritmos africanos , decidi escrever um pouco sobre a história da rumba afro-cubana em todas as suas vertentes.

Cá vai

RUMBA AFRO-CUBANA

ORIGEM

Teve sua origem com a chegada de tribos africanas trazidas a Cuba pelos Espanhóis, mais precisamente na região de Quimbundo, Crioulla e Guiné. As danças dessas regiões eram inspiradas nos movimentos de animais (galo), Orixás (Xangô) e em situações do quotidiano.

Tais danças agrupavam uma exagerada combinação de movimentos do corpo em detrimento dos pés. A melodia era considerada menos importante do que o complexo cruzamento de ritmos produzidos pela percussão dos mais variados objectos do dia-a-dia.

CUBA

Os negros que chegaram a Cuba traziam para essa terra sua própria cultura que, ao invés de ser liberta, se tornou escondida durante anos por causa da escravidão. Com a abolição da escravatura em Cuba em 1886, os negros escravos que não puderam permanecer no campo não possuíam terras para a agricultura e estavam debilitados economicamente mudaram-se para a periferia das pequenas aldeias e cidades. Ali misturavam-se distintas tribos africanas com os brancos assalariados que trabalhavam nos pequenos negócios da cidade. Neste contexto, surgiu a festa colectiva e profana chamada rumba (fiesta), com tal impacto que a palavra rumbeiro se utiliza para designar uma pessoa festeira, e rumbear, a actividade festiva intensa, tanto em Cuba como em todo Caribe.

Devido à pobreza extrema dos grupos sociais que viviam na periferia da cidade, os instrumentos utilizados na rumba foram mesmo os móveis e utensílios da casa e do trabalho diário; em pouco tempo, passou-se a utilizar as caixas usadas na importação do bacalhau (fonte de renda nacional na época) pela sua boa madeira. Tais caixas foram a inspiração para o modelo hoje utilizado chamado "cajón". Inicialmente, a forma primitiva de dançar dos escravos escandalizou os brancos nativos, criando assim um processo de refinamento que durou anos.

RUMBA (DANÇA E MÚSICA)

A rumba possui quatro estilos, a saber:

• La Columbia

Rumba rápida que dança um homem só. Consiste em movimentos acrobáticos e compulsivos tirado das danças íremes ou diabinho cubano, o qual desafia com seus passos, assim como na Bomba porto-riquenha. Sua origem vem dos povos do interior num antigo matadouro chamado Columbia. Cultiva-se em Cuba, porém não ocorre no resto do Caribe.

• El Guaguancó

O estilo mais importante da rumba, caracterizado por descrever em seu canto um sucesso social ou um personagem do povo. Sua dança diferencia-se por um jogo de atracção e repulsão entre o casal. O homem trata de "vacunar" (ou conquistar) a mulher com gestos pélvicos possessivos, enquanto ela se cobre para evitar ser "vacunada" (conquistada).

• El Yambú

Rumba lenta onde os dançarinos fazem gestos próprios ao mesmo tempo; não se fazem gestos pélvicos possessivos, de conquista. No canto, se intercala a frase "em El yambú no se vacuna" (no yambú não se conquista) para distinguir a forma em que se deve dançar; hoje em dia somente é cultivada por grupos de dança profissionais de Cuba.

• La Conga

Estilo dançado principalmente em período de festas carnavalescas. Os dançarinos dançam pelas ruas de costas para o par, fazendo movimentos circulares e repetidos, sem muita variação de passos, vestidos como personagens.

A dança popular afro-cubana denominada rumba, na forma actual, guarda muito das figuras da velha história da mulher tentando dominar o homem usando seu charme feminino. Durante a dança, coreografada ou não, existirá sempre um elemento de provocação e fuga, que exiba e que desafie o homem seduzido e rejeitado. Os movimentos sensuais e eróticos da mulher serão respondidos pelo homem expressados através de seus movimentos; este, por sua vez, cria em seu redor a lúdica imagem do amante cubano, que lembra muito a figura do Malandro Brasileiro. No meio de tudo isso, seu desejo por ela e suas tentativas de provar sua masculinidade através do domínio físico nem sempre têm êxito.

Nos EUA, nasceu a rumba quadrada (1930-40) introduzida por bailarinos e imigrantes cubanos que também criaram, no mesmo período, o filho mais famoso da rumba, a salsa.

Monsieur Pierre e Doris Lavelle introduziram a verdadeira rumba cubana nos EUA (Nova York) e na Europa (Londres), mas só foi aceita com muito argumento no ano de 1955, tendo sua versão oficialmente reconhecida.


Como podem inferir pelo texto, o que os bailarinos dançam no segundo filme do post anterior e o que nos trazem os Tropical Gem é uma demonstração de "El guaguancó" em que tentam vacunar as companheiras e elas se defendem de forma brilhante. Já o primeiro filme do post anterior mostra-nos uma demonstração a solo que poderá ser classificada como "La Columbia".


Abração para todos!!

1 comment:

Anonymous said...

Venham mais posts destes e videos! A malta agradece...