Wednesday, January 03, 2007

El quinto

Olá people!

Ao ouvir algumas salsas de Roberto Roena sobre quem hei-de fazer um post reparei num termo utilizado frequentemente nas letras de salsa em que eles se referem a algo como "dale en el quinto e el bongo". Como o saber não pesa na cabeça decidi ir investigar e aprender algo mais. pois o que eles se referem é a dois tipos de instrumentos de percurssão latinos. O Bongo mais conhecido constitido por dois tambores "pequenos" usado para solos moñeros como os electrizantes de Roberto Roena em por exemplo "Acere Bongo".


O que eu desconhecia era que quinto é a denominação de um tipo de congas e que há uma série de tipos de congas diferentes, por exemplo:


  • A supertumba pode ser tão grande como 35.5 cm em termos de diâmetro do tambor.
  • A tumba tem tipicamente cerca de 30.5 a 31.8 cm de diâmetro.
  • A conga tem tipicamente cerca de 29.2 to 30.5 cm de diâmetro.
  • O quinto tem cerca de 28 cm de diâmetro.
  • O requinto pode ser mais pequeno com cerca de 24.8 cm de diâmetro.
  • O ricardo é o mais pequeno com apenas cerca de 22.9 cm de diâmetro. Este tambor é tipicamente tocado a pender de uma cinta de ombro e é mais parecido com um par de bongos do que com um par de congas.
Todos estes instrumentos de percurssão provêem de África como seria de esperar. Alguns derivam dos tamboras Makuta outros dos tambores bémbé e muitos mais. Foram sendo refinados especialmente em Cuba e Porto Rico onde o gosto pela percurssão é notório. Existem ainda muito mais informações interessantes sobre estes instrumentos e remeto-vos para um artigo excelente sobre a história das congas.

Vou tentando fazer posts deste género pois tal como eu gosto de aprender tenho a certeza que vocês o apreciarão também.

Abração a todos!!

No comments: